transporte

A importância da Cadeia do Frio e Qualificação Térmica na indústria farmacêutica

Um dos maiores desafios da indústria farmacêutica é o transporte correto de insulinas, vacinas, hemoderivados, biotecnológicos e outros produtos que necessitam de controle de temperatura adequados durante seus transportes, sejam eles aéreos, marítimos ou terrestres.

A dúvida mais comum que todos possuem é: existem regulamentações que exigem tais controles?

Infelizmente a resposta não é muito clara para esse tipo de questão.

Atualmente não existem parâmetros oficiais, literatura ou leis para serem seguidos com relação ao modo de como realizar os estudos de qualificação e para a tratativa das caixas durante o transporte. Cada empresa estabelece seu parâmetro conforme procedimento operacional padrão (POP).

O que temos de recomendação em regulamentação no âmbito municipal é:

A Subgerência da COVISA: Equipe de Distribuidoras e Transportadoras de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos “recomenda”: a empresa deverá definir o local mais distante e mais crítico para envio dos produtos. Preparar 3 amostras iguais de cada tamanho de embalagem e enviá-las ao destino. Repetir este processo mais 2 vezes, completando o exigido de 3 envios para cada 3 amostras. Deverão ser utilizados produtos da empresa para realização deste estudo.

Sendo assim, conclui-se que, por se tratar de uma etapa de um processo crítico da indústria farmacêutica que tem por objetivo entregar seu produto acabado com qualidade ao seu consumidor final(cadeia logística), vem ocorrendo uma preocupação, mobilização e atenção crescente por parte dessas indústrias que precisam manter a qualidade de seus produtos.

Tags: , , , ,


Publicidade