packaging

Qualificação de Embalagens

“Definindo sua embalagem de transporte de medicamentos.”

A temperatura externa da rota é um dos principais desafios da qualificação de embalagens de EPS para transporte de produtos sensíveis a temperatura.

Por não termos controle sobre ela, precisamos desenvolver soluções que permitam avaliar o desempenho de cada configuração, “caixa, gelo e produto”, e escolher a mais eficiente.

Na qualificação de desenho ou de projeto da caixa de EPS, a Newval tem condições de, por exemplo, reproduzir um perfil térmico desejado, com situações críticas de temperaturas externas, simulando as estações de verão e de inverno, sempre atendendo os requisitos dos guias e normas.

Por não usar dataloggers e sim registradores de temperatura, nosso servidor disponibiliza as temperaturas internas das caixas em tempo real podendo ser acompanhadas até pelo celular.

Estudo publicado em 2007 na renomada revista científica Vaccine provou que a falha na cadeia de frio mais recorrente e importante é a exposição das vacinas a temperaturas abaixo de +2ºC, principalmente ao congelamento. O estudo identificou os erros que mais frequentemente causam essas falhas e prejudicam a eficácia das vacinas, são eles:

  • Práticas que exageram a proteção das vacinas contra o calor, expondo-as ao congelamento. Este problema representou 31% das falhas encontradas.
  • Refrigeradores específicos para conservação de vacinas com temperaturas menores do que 0°C — representaram 21,9%.
  • Falta de monitoramento rigoroso da temperatura.
  • Congelamento durante o transporte, o que ocorreu com 75% das vacinas.

Um exemplo que comprova a importância da qualificação de embalagens é um levantamento realizado pela Organização Mundial da Saúde, que revela a ineficiência de 50% das vacinas em todo o mundo, pois chegam sem condições de uso aos pacientes, devido a alguma deficiência crítica relativa ao controle e/ou monitoramento das temperaturas de armazenagem e transporte.

Elaborado por: Newval.

Tags: , , , , , , ,


Publicidade