mentoria

DANIELA SILVA LANÇA MENTORIA INOVADORA EM QUALIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO

Por Egle Leonardi

 

Se você é um profissional de qualificação e validação e precisa obter crescimento profissional, partindo de uma base de alto nível de especialização, a ferramenta do momento é a Mentoria! Por conta de sua expertise na capacitação de pessoas do segmento industrial farmacêutico, veterinário e cosmético e afins, a diretora da MD Consultoria, Daniela Silva, lançou um programa de mentoria pioneiro e personalizado.

“Nosso projeto é inovador na área, cujo foco é a melhoria continuada de profissionais que desejam evoluir em um programa exclusivo de qualificação e validação, que vai potencializar os resultados da carreira e da empresa dos nossos alunos mentorados”, destaca Daniela.

O conceito é novo no segmento industrial, (principalmente no farmacêutico, veterinário, cosmético , de produtos para saúde e afins, onde a idealizadora do método atua). Por conta disso, vale padronizar algumas informações: a mentoria é um sistema de treinamento de profissionais que são acompanhados por um indivíduo sênior ou mais experiente (o mentor), que é empenhado em atuar como conselheiro e orientador, neste caso, em programas de qualificação e validação. O mentor é responsável por fornecer suporte e feedback ao mentorado.

“Importante salientar que a proposta de mentoria que eu criei proporciona um sistema de debates mais aprofundados e, ainda, conecta as pessoas. Com esse projeto, nossos alunos serão autoridades e referências na área de validação”, explica Daniela.

 

COMO FUNCIONA

A mentoria de Daniela Silva é um programa exclusivo, on-line e presencial, destinado a analistas, coordenadores, supervisores e profissionais que desejam ingressar ou se aprimorar na área de qualificação e validação. Neste momento, há dois programas de mentoria diferentes: o Premium e o Platinum, e cada um deles detém sua plataforma exclusiva e personalizada.

O Premium, cujo grupo seleto já está completo e em andamento, é formado por profissionais que se inscreveram e foram selecionados de acordo com seu conhecimento e capacitação. É um programa mais completo e aprofundado.

Seus participantes têm acesso a uma plataforma específica, por meio de login e senha, que contém um robusto acervo técnico de documentos. Além disso, eles irão escrever um guia sobre padrão e requerimentos de qualidade para as indústrias. O programa Premium prevê 12 aulas on-line e dois encontros presenciais (em junho e dezembro deste). A sua primeira aula foi ministrada ontem (03/05/18), por Daniela Silva, com o tema Qualificação de Transportes. Esses eventos contemplarão a parte técnica, com treinamentos, dinâmicas, além de palestras com profissionais renomados do setor.

O analista de Garantia de Qualidade (validação), Fernando Mota, está participando do programa Premium. Ele ressalta que, além do aprendizado, é fundamental a conexão com outras pessoas que tenham atividades semelhantes. “Acredito que o meu desenvolvimento como profissional vai crescer muito com a atuação no grupo de mentoria”, ele afirma.

Mota se diz muito animado com o projeto: “Já foram disponibilizados alguns modelos muito úteis de documentação, que podem ser adaptados para a melhoria dos processos pelos quais eu sou responsável”.

“Participar da mentoria, além de ser uma oportunidade única de troca e aquisição de conhecimentos, é superimportante para a minha formação profissional. Decidi participar para ter um envolvimento maior nas discussões de assuntos relacionados à qualificação e validação, e que não estão elucidados nem pela própria Anvisa. Meus maiores desafios dizem respeito à validação de sistemas computadorizados e validação de processos biológicos”, ressalta a consultora de validação, Fernanda Kadomoto, que participa do programa Premium.

O consultor especialista Laboratorial na Siemens Healthineers, Pedro Henrique Pazim, enfrenta um momento particular de mudanças de rumos e paradigmas: “O projeto de mentoria veio no momento certo para expandir horizontes, conhecer novas formas de pensar e pensadores e aprimorar habilidades existentes. Tenho conhecimento amplo em qualificação de sistemas, mas me falta expertise em outras áreas. Com esta mentoria, espero desenvolver e expandir meu conhecimento nas mais diversas áreas onde são aplicadas qualificações”.

Ele pretende atingir um patamar de conhecimento técnico, teórico e prático concreto. “Quando um cliente me questionar, quero ter 95% das respostas prontas e, caso não tenha a resposta para o momento, que eu possa contar com este grupo de mentoria como apoio, bem como pretendo apoiar a todos que necessitarem de minha ajuda. Este é um projeto inovador, pois através da colaboração de seus participantes, todos têm a ganhar em conhecimento e, assim, fazer entregas concretas a seus clientes”, defende Pazim.

 

PLATINUM

Já o programa Platinum é 100% on-line e oferece acesso, de forma exclusiva, a 12 aulas ao vivo com Daniela Silva e outros especialistas convidados. Além disso, a plataforma oferece um acervo técnico completo, com modelos de documentos da área, normas atualizadas e comentadas, e um suporte técnico.

Há ainda a possibilidade de envio de dúvidas, com um fórum de perguntas e respostas, que podem ser acessadas na medida da necessidade. Os alunos mentorados terão acesso à gravação de todas as aulas, direto na plataforma específica.

O programa Plantinum, por ser menos robusto que o Premium, abre a possibilidade para que seus mentorados possam se inscrever para uma nova seleção, que lhes dará direito ao Premium em 2019, complementando e aprofundando ainda mais as informações e os conceitos mais relevantes sobre qualificação e validação. Esse grupo Platinum ainda está em formação e aceita inscrições.

APRIMORAR CONHECIMENTOS

 

“O principal desafio é adquirir maiores conhecimentos de forma prática, diferente do que vemos em livros e cursos. Este conhecimento será útil para a utilização em minhas atividades, principalmente em áreas onde não atuo constantemente. Sempre que adquirimos novos conhecimentos, evoluímos como profissionais”, defende Mota.

Para a farmacêutica Comercial e Técnica do Grupo Emba EPS, Renata Curatolo, participar do projeto da mentoria significa aprimorar seu conhecimento e também ajudar os colegas de profissão com informações que possam ser úteis sobre suas áreas de domínio.

“O projeto está sendo enriquecedor e, com certeza, irá agregar muitas informações no mercado farmacêutico, que é sempre tão carente e precisa de profissionais competentes para fazer a diferença”, comenta Renata, cuja expectativa com a mentoria é de poder ajudar a empresa com seu conhecimento e, ainda, poder desenvolver ótimas parcerias.

Já Mota também tem excelentes expectativas: “Espero que, com os conhecimentos adquiridos no programa, eu possa, no futuro, obter novas oportunidades profissionais, cargos de liderança e chefia, capacidade de adequação às adversidades e, principalmente, continuar a evoluir como pessoa, sempre buscando ser melhor hoje em comparação a ontem”.

Para Pazim, o programa Premium, do qual ele faz parte, ainda está no seu início, na fase de amadurecimento. “Creio ainda ser cedo para fazer avaliações, mas com relação à organização e energia de seus participantes, posso dizer que este projeto tem tudo para ser um grande sucesso e ser espelho para tantos outros”.

 

UM GRANDE DESAFIO

Segundo a autora do projeto, Daniela, esses programas de mentoria são conceitualmente novos e esse é o grande desafio! “Eu convido os profissionais a conhecer o conceito. Tenho certeza de que, juntos, iremos alcançar resultados muito relevantes e consistentes. Além disso, iremos aprimorar os negócios, pois nosso propósito é ajudá-los a encontrar um caminho promissor e de sucesso em suas áreas”.

O programa Premium tem seu primeiro encontro presencial agendado para 9 de junho de 2018, ocasião em que a MD lançará sua segunda edição da Revista Digital QV. A primeira edição foi um sucesso e pode ser consultada no site da MD Consultoria.

O programa Premium já está lotado, mas ainda há algumas vagas para o plano Platinum. “Para quem deseja um upgrade na carreira, a mentoria é um caminho viável e produtivo”, finaliza Daniela.

Tags: , , , , , , , , ,


Publicidade

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta