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O potencial do mercado de trabalho para o farmacêutico no setor propagandista

A atuação do farmacêutico no mercado de trabalho vai muito além da pesquisa, do varejo e da indústria. Um campo com enorme potencial para o desenvolvimento de carreira é o propagandista, que consiste em estabelecer e nutrir bons relacionamentos, por meio da representação comercial, entre indústrias farmacêuticas, a classe médica e os pontos de vendas de medicamentos.

O representante propagandista é a ponte entre a indústria e os profissionais que indicam ou comercializam os medicamentos. Esse tipo de atuação exige do farmacêutico conhecimento teórico sobre marketing de relacionamento, boa desenvoltura e comunicação, empatia e bom networking.

O serviço prestado pelos representantes propagandistas é essencial para o crescimento e a consolidação de indústrias farmacêuticas e marcas de medicamentos no mercado. A boa relação com os médicos e com os proprietários e gerentes de pontos de vendas é capaz de levar as indústrias farmacêuticas a aumentarem suas possibilidades de vendas e resultados ao, por exemplo, apresentar novas fórmulas ao mercado consumidor.

Por que o representante propagandista é importante?

O mercado farmacêutico é extremamente competitivo e dinâmico. A cada dia, novos medicamentos são formulados e colocados no mercado. O trabalho do representante propagandista é importante porque ajuda a abrir este mercado em potencial para as novas fórmulas e contribui para consolidar e ampliar as vendas dos medicamentos que já são oferecidos aos consumidores.

Este é um trabalho baseado no relacionamento e exige visitas periódicas aos médicos e pontos de vendas. O representante é o responsável pela divulgação dos produtos, pela disseminação das novidades e por reforçar os valores e posicionamentos da indústria farmacêutica e das marcas que ele representa. Por isso mesmo, é uma área de trabalho que exige atualizações constantes, conhecimento pleno sobre os medicamentos, pesquisas sobre novidades terapêuticas e uma excelente capacidade de persuasão.

Como atuar no segmento de representação propagandista?

O farmacêutico que deseja atuar no segmento de representação propagandista precisa demonstrar um grande interesse pelo desenvolvimento e as inovações da indústria farmacêutica, pois será o profissional responsável por manter a classe médica e os pontos de vendas atualizados sobre as novidades terapêuticas e medicamentosas.

Sendo assim, o propagandista farmacêutico precisa acompanhar o mercado e buscar o aprimoramento de suas habilidades comunicativas e de marketing de relacionamento por meio de cursos específicos, como pós-graduações e coaching de carreira, visando o estabelecimento de relacionamentos duradouros. O profissional precisa ter em mente que suas visitas periódicas aos consultórios médicos, clínicas e pontos de vendas são contribuições à área da saúde e, por isso, precisam ser feitas de forma qualificada, séria e responsável.

O farmacêutico propagandista tem um papel fundamental nas estratégias mercadológicas das indústrias de medicamentos, principalmente para inserir novas fórmulas no mercado e captar novos clientes em potencial e, por isso, ele precisa de uma boa bagagem de conhecimento sobre farmacologia e anatomia, além de bom relacionamento interpessoal e capacidade de negociação.

Este é um mercado promissor, com boa remuneração, que oferece autonomia para o farmacêutico e permite que ele construa uma carreira sólida em indústrias farmacêuticas, laboratórios e empresas multinacionais de linha hospitalar. É uma área com excelentes oportunidades até mesmo para os recém-formados. Vale a pena conhecer este segmento de atuação!

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