auditoria

Você sabe o que é uma auditoria e os tipos de auditorias que existem?

A auditoria é um processo de inspeção que avalia a qualidade de um método de trabalho, sempre de forma sistemática e independente. Ela pode ser realizada por uma equipe de dentro da empresa, que trabalha no dia a dia da organização; por um profissional liberal contratado para a atividade ou ainda por uma empresa especializada em auditoria.

Como uma ferramenta moderna de gestão, com grande relevância nas organizações, a auditoria de qualidade se destaca pelas vantagens que proporciona. Na prática, esse tipo de auditoria possibilita a avaliação e a documentação do sistema de qualidade empregado na empresa, o que, consequentemente, permite o aperfeiçoamento de processos, serviços e produtos, além de facilitar a visualização das não-conformidades.

Neste contexto, três modelos de auditorias merecem uma atenção especial. São elas:

Auditoria de Sistemas – Que avalia a eficiência do próprio sistema de qualidade;

Auditoria de Itens – Que avalia a conformidade técnica dos produtos e serviços;

Auditoria de Processos – Que analisa os procedimentos e métodos de trabalho.

Além disso, temos tipos de auditorias:

Auditoria de parte 1 – São as auditorias internas ou auto inspeção

Auditoria de parte 2  – São as auditorias de qualidade externas

Auditoria de parte 3 – São as auditorias de qualidade externas

Veja a seguir alguns dos objetivos da auditoria:

  • Identificar falhas nos processos de uma empresa;
  • Prevenir problemas e prejuízos;
  • Criar estabilidade e eficiência nas rotinas de trabalho;
  • Garantir a rastreabilidade de dados durante todo o processo produtivo;
  • Garantir a qualidade final do produto.

A importância da auditoria de qualidade

Mesmo com a auto-inspeção, normalmente realizada uma vez por ano e por equipes internas, algumas empresas continuam apresentando status de não-conformidade em órgãos de regulamentação. Por isso, é importante destacar a relevância da realização de uma auditoria de qualidade, de forma que seja possível conhecer melhor as falhas da empresa e estabelecer metas para revisar e adequar as atividades produtivas.

Toda auditoria deve ter como foco o aprimoramento contínuo da produção e das rotinas de uma organização. Para tanto, é necessário que todos os setores sejam avaliados e estejam empenhados em atender os requisitos regulatórios.

A cultura empresarial também deve incentivar valores de colaboração com a auditoria, premiando funcionários que apontem falhas e auxiliem no processo de compreensão dos problemas operacionais.

Como é o processo de auditoria de qualidade?

A auditoria voltada para a qualidade tem o objetivo de implantar um sistema de de qualidade e produção eficiente, sem falhas e que garanta um produto final de excelência. A atividade, feita por uma empresa profissional capacitada, inclui a implantação de boas práticas de fabricação e boas práticas de laboratório.

Cada empresa precisa definir os objetivos e a maneira de implementar um sistema de auditoria de qualidade. Essa deve ser uma prática regular nas organizações. Todos os processos auditados devem ser comparados com as normas exigidas por lei e que precisam ser cumpridas pela empresa.

Os planos de auditoria necessitam ser estabelecidos e seguidos com responsabilidade e comprometimento. Como resultado, a empresa terá relatórios e documentações técnicas que nortearão as atividades e permitirão a correção de todas as deficiências encontradas.

É importante que a auditoria seja realizada sempre que houver alguma mudança ou revisão de procedimento nas empresas. A realidade da organização deve ser apresentada de forma clara e honesta, sem esconder possíveis deficiências do sistema de qualidade. Dessa maneira, fica mais fácil indicar as ações corretivas necessárias em busca de rotinas corretas e realmente produtivas.

 

Fonte: EQUIPE M&D CONSULTORIA

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