farmacêutico na indústria cosmética

O potencial do mercado de trabalho para o farmacêutico na indústria cosmética

A indústria voltada à produção de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos está em expansão no Brasil. Esse é um mercado dinâmico e muito promissor no país. Prova disso é que, atualmente, o Brasil se destaca como um dos principais mercados mundiais para a venda desse tipo de produto, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Japão.
O bom desenvolvimento dos negócios da indústria cosmética no Brasil abre ótimas perspectivas e oportunidades de atuação para o farmacêutico. A presença desse profissional é fundamental nesse setor da indústria, principalmente em áreas como qualidade, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, validação, entre outros campos.
A área cosmética garante ao farmacêutico a chance de trabalhar de forma especializada em cosmetologia, dentro de grandes indústrias nacionais e multinacionais. Nesse contexto, o profissional pode aplicar seus conhecimentos em áreas de controle de produção, processos, gestão e qualidade. Esse campo de atuação em cosmetologia foi regulamentado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), segundo as determinações da Resolução 406.
Qual é o perfil requisitado para o farmacêutico que atua na Indústria Cosmética?
O farmacêutico é um profissional bastante valorizado no mercado da indústria cosmética, mas, para ter sucesso nessa área, o profissional precisa ter o perfil adequado e buscar o desenvolvimento constante de suas competências, além, é claro, de se manter atualizado em relação às inovações e práticas do mercado.
Do ponto de vista da carreira, o trabalho nas grandes indústrias da área de cosméticos, beleza e estética garante uma das melhores remunerações para o farmacêutico, desde que ele tenha a especialização para atuar no segmento. Para conquistar uma boa oportunidade nessa indústria, é fundamental que o profissional seja especializado em cosmetologia, com amplo conhecimento em farmacotécnica, estética, tecnologia cosmética, fisiologia, entre outras áreas. Além disso, o domínio do inglês como segundo idioma é essencial para que o farmacêutico se destaque nesse mercado.
Buscar uma especialização em tecnologia industrial e em cosmetologia é uma iniciativa importante para quem pretende atuar nessa indústria. Além disso, também é recomendado o desenvolvimento de habilidades de comunicação, marketing, relacionamento interpessoal e gestão industrial.

Áreas de atuação do farmacêutico na Indústria Cosmética
De uma forma geral, o farmacêutico pode atuar em três frentes distintas dentro da indústria cosmética. São elas:
Pesquisa e Desenvolvimento – O profissional se dedica ao desenvolvimento de novos produtos, lançando ou aprimorando formulações e produtos cosméticos.
Qualidade – O farmacêutico trabalha para garantir as boas práticas de produção e os padrões de qualidade. O profissional também pode se dedicar à realização de estudos de estabilidade microbiológica e físico-química.
Gestão e Assuntos Regulatórios – O profissional atua na gestão da produção, no registro de novos produtos junto aos órgãos competentes, no controle de matérias-primas, na gestão de equipes e na manutenção das boas práticas dos processos de produção.
Além dessas três áreas principais, os farmacêuticos que atuam na indústria cosmética também podem realizar treinamentos, prestar consultoria, avaliar a infraestrutura industrial, ajustar processos e instalações, fazer ensaios biológicos, avaliar os procedimentos de produção e validar os processos, corrigir problemas e falhas, participar de auditorias, controlar lotes de produtos, gerenciar laboratórios, entre outras coisas. Como é possível perceber, as possibilidades são inúmeras e muito interessantes!

Fonte: M&D Consultoria

Tags: , , , , , , ,


Publicidade

3 Comentários para “O potencial do mercado de trabalho para o farmacêutico na indústria cosmética

  1. Olavo 14 de setembro de 2017 em 01:10 #

    Bacana.

  2. Luan 15 de setembro de 2017 em 23:17 #

    Gostei.

  3. Paula 18 de setembro de 2017 em 02:02 #

    Interessante.

Deixe uma resposta