Logo_Metrologia_40

Metrologia 4.0 – Smart & Fast Calibration

Metrologia & Calibração, como ciência e a ação para a medição, é um dos campos que oferece grande contribuição para o aumento da produtividade e competitividade na indústria. Com o advento da chamada Internet das Coisas, Indústria 4.0 e o crescimento do número de calibrações, um novo desafio se evidência dentro das fábricas.

A Metrologia 4.0 traz a integração entre padrões de calibração, sistema de calibração e outros sistemas podendo gerar ações inovadoras e customizadas. Os resultados serão cada vez mais colaborativos no processo de tomada de decisão entre ajustar, somente calibrar ou substituir um instrumento em calibração.

Metrologia 4.0 é a total independência e ao mesmo tempo a Interdependência do instrumento de medição, Instrumento de Calibração (Padrão) e o sistema de Calibração e o ERP utilizado pelo cliente.

Os calibradores medem de forma automática e podem funcionar sem fio (WIRELESS), REMOTE ACCESS ou através de cabo de rede TCP/IP.

Conectividade

Arquitetura

As principais vantagens de Metrologia 4.0 são:

. Controle Estatístico de Processos (visualização dos gráficos da tarefa) em Tempo Real, no andamento da calibração;

. Coleta de dados automática do instrumento a ser calibrado;

. Eliminação total de digitação de dados de calibração;

. Gestão Multi Usuário, com cadastro dos usuários dos calibradores, visando integridade de dados e identificação de quem realizou a atividade.

Graças ao conector USB, a porta Ethernet e ao sistema de Wi-Fi os calibradores poderão ser conectados diretamente ao Software de Calibração para troca de informações de TAGs, dados de calibração, procedimentos, tarefas, vídeos.  Isto permitirá obter e processar resultados de medição com maior facilidade reduzindo erros e aumentando a produtividade.

A característica mais marcante e que não pode faltar numa calibração é a INCERTEZA DE MEDIÇÃO DO INSTRUMENTO. Sem ela, uma calibração não é considerada uma calibração. O documento decorrente de uma calibração é o certificado de calibração do instrumento. Seja a calibração convencional ou seja na Metrologia 4.0.  No futuro, além de executar a ação de calibração, o técnico instrumentação/metrologista passará a ter além de suas atribuições, uma função muito mais analítica do que operacional, o que certamente impulsionará a produtividade, de modo a minimizar erros e aumentar a qualidade do serviço. Quem desejar garantir seu espaço nas fábricas do futuro, deverá buscar o aperfeiçoamento de suas competências para desenvolver mais habilidades.

Acontecem no mundo várias feiras Industriais de Inovação e a Metrologia 4.0 está sendo abordado, buscando um novo conceito expresso pela sigla SIMP – Sistema Integrado de Metrologia Produtiva.

Enfim, a Metrologia 4.0 trará a elevação do hardware e software aliados ao capital humano, tornando a calibração mais confiável e produtiva na instrumentação e consequentemente dentro da indústria. Auxiliará os times para a melhora contínua dos controles de processo e análise crítica. Com certeza será o ingresso de uma planta industrial à quarta revolução industrial através da METROLOGIA.

Newton Bastos
Presys Instrumentos e Sistemas

Tags: , , , , , , , ,


Publicidade

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta